quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Vocação e Missão do Irmão Redentorista





O Irmão consagrado é um vocacionado de Deus. Toda vocação é uma convocação para a missão. E a missão cristã, com espiritualidade e carisma redentorista, se fundamenta na conformidade com o Plano de Deus. Ela tem suas raízes na consagração batismal e se abre em perspectivas e dinâmicas que estão inseridas nos modos de ação, a qual nós chamamos de missão.
O Irmão se consagra à luz da fé, tendo como referência o Mistério de Cristo (Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição), que se alimenta da Eucaristia (comunhão e participação) e também tem Nossa Senhora como exemplo de fé, disponibilidade ao serviço e de perseverança.
               A consagração religiosa nos faz realizados quando cultivamos a alegria, a simplicidade de vida e linguagem, a disposição aos serviços eclesiais, a boa convivência com o povo e a abertura ao Espírito Santo. Pois, as forças humano-espirituais ajudam a tomar consciência da realidade e a fazer bom uso dos talentos pessoais. Sabendo-se que a soma dos dons recebidos, a boa vontade, a disposição e persistência, garantem os bons resultados, ainda que estes venham a ser colhidos tardiamente. Aqui, encontramos o perfil do Irmão na condição de homem consagrado, de vivência comunitária e apostólica.
As áreas de ação podem urgir nos mais diversos campos de serviços, isto é, Humanitários, Pastorais, Culturais, Científicos, Acadêmicos e outros mais. Todavia, em todos há necessidade de preparos, exercícios e aperfeiçoamentos dos mesmos. Além do mais é muito válida a interação que se pode criar entre os modos de servir, fazendo-os com espírito cristão. Assim, os Irmãos têm a possibilidade de utilizá-los como instrumentos de promoção humana, vínculo da ética e da moral cristã: um bem social. Também, neste sentido, os Irmãos possuem uma belíssima história a ser recuperada, a ser narrada e principalmente a ser construída.
Em suma, a vida consagrada é inteira e completa em si mesma, por causa do Batismo. Por isso, o Irmão que assumiu a sua vocação e nela se sente realizado, coloca os seus talentos a serviço da missão, torna-se um dom de Deus para a Igreja.
O Irmão consagrado deve cultivar uma constante abertura interior para que Deus haja através de sua pessoa!
                                                                      Ir. José Mauro Maciel CSsR, missionário redentorista e historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário