domingo, 20 de outubro de 2013

O saneamento básico no Brasil





               Atualmente, o nosso País tem realizado melhorias nos sistemas e centrais de tratamento de água e esgoto de nossas Cidades e pequenas Comunidades, no entanto ainda não é o bastante para suprir as necessidades do nosso povo Brasileiro.

           Em uma revista internacional apresenta-se uma pesquisa em que o Brasil aparece em nono lugar no ranking mundial “vergonha”, com mais treze milhões de pessoas sem o acesso a banheiro e água encanada, são realmente preocupantes estes números, pois não podemos descartar e fingir que essa realidade não está presente em nosso meio, pois se levarmos enconta o número elevado de pessoas que vivem em estado de miserabilidade social, teremos consciência da gravidade do problema.

          O nosso País pelo fato de ainda estar em processo de desenvolvimento, poderia investir mais em saneamento básico, já que segundo o Ministério das Cidades “a cada real investido no setor, gera-se quatro reais na área da saúde, e que no ano de 2010 o Governo Federal investiu mais de 8,9 milhões de reais em Redes de tratamento de água e esgoto, e que pelos serviços teve uma receita de 70,9 milhões arrecadados para os cofres públicos”. Agora a pergunta que não quer calar, é por que não investir mais nestes serviços que trazem inúmeros benefícios para o nosso povo? Por que não procurar trabalhar de uma maneira que trará cada vez mais uma vida digna a nossa gente? Acho que diante destes dados estas são perguntas que muitos Brasileiros devem estar se fazendo.

            Contudo podemos propor que os nossos Governantes, possam ter uma preocupação maior para as questões administrativas de seus Governos, procurando desenvolver ainda mais as redes de serviços de nossas Cidades, e assim procurar dar uma vida de qualidade a todo o Povo Brasileiro, já que é um dever de cada Governante.



Fortaleza 20 de outubro de 2013







      Francisco Carlos Maia

     Aspirante Redentorista




Nenhum comentário:

Postar um comentário