quinta-feira, 1 de março de 2012

Quaresma que tempo é esse?

Quaresma tempo de conversão e de reconciliação.É o tempo litúrgico determinado pela igreja para os fies fazerem seu exame de consciência e de vida. Quarenta dias passou o senhor no deserto. Quarenta são os dias para contermos os nossos corações a fim de chegarmos à páscoa do cristo.
O apelo de cristo à conversão ressoa continuamente na vida dos batizados. Essa conversão é um compromisso contínuo para toda a igreja, que é santa, mas reúnem no seu seio os pecadores.
A penitência se exprime de forma muito variada, em particular, com o jejum, a oração, a esmola. Essas e muitas outras formas de penitência podem ser praticadas na vida do cristão, em especial nesse tempo da quaresma, bem como no dia penitencial da sexta-feira.
O termo ”exame de consciência” parece ter desaparecido do vocabulário comum da espiritualidade contemporânea.
Entretanto, eu vos convido: hoje é tempo de exame de consciência porque é quaresma! Porque a misericórdia penetra no nosso coração somente se também soubermos perdoar, até mesmo nossos inimigos. Ora, mesmo se para o homem parecer impossível, satisfizer essa exigência, o coração que se oferece ao espírito santo pode como cristo, amar até o extremo do amor, mudar a ferida em compaixão, transformar a ofensa em intercessão, assim o perdão particular da misericórdia divina é um ponto alto da oração crista.
“é preciso vivermos o temor de deus com  mais freqüência”
A todos uma santa quaresma!
Francisnei Rodrigues (Aspirante Redentorista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário